Dicas [Voltar à página principal das Dicas]

Mini-filetadores - Como fazer

UTILIDADE

O mini-filetador é um dispositivo para cortar garrafas PET em filetes muito estreitos e longos. É pequeno, leve, simples e barato. Qualquer pessoa com habilidade e acesso aos materiais e ferramentas pode confeccionar em sua oficina.
Pode ser usado na mão ou instalado na mesa por meio de um suporte especial.


Mini-filetador na mão

Com suporte de mesa

ORIGEM

O primeiro modelo foi baseado no porta-estilete utilizado nos filetadores F-200 fabricados desde 2002 e tinha como base um trilho de suporte de prateleira, devidamente adaptado. Com o tempo, foram testadas outras outras estruturas no intuito de facilitar a produção e de conseguir um funcionamento mais simples.


Evolução

Da esquerda para a direita: porta-estilete do filetador F-200, o primeiro mini filetador, o modelo de transição e o atual mini filetador.



MATERIAL E FERRAMENTAS

As ferramentas necessárias estão presentes em qualquer oficina doméstica, excetuando a mini serra de lâmina fina que é usada em prótese dentária e ourivesaria.
O material é incrivelmente simples: dois parafusos com porcas, uma arruela, uma lâmina de estilete de 9 a 10 mm de largura,  um pedaço  perfil de alumínio em U e madeira para o cabo.


Material

Constituído de: um pedaço de perfil de alumínio, dois parafusos com porcas, uma arruela, uma lâmina de estilete e um cabo de madeira.



Fixação da lâmina

Montagem muito simples.

Detalhe das ranhuras


Gabarito para ranhuras

As ranhuras são cortadas num ângulo de 20°.

Topo